Blog

Leia nossos artigos sobre o mundo do AZEITE DE OLIVA!




Saiba como identificar um azeite de oliva falsificado

A falsificação geralmente acontece quando alguém mistura diferentes óleos (tanto o refinado quanto o azeite de oliva) para aumentar a quantidade em litros, e, então, poder vendê-lo como se fosse azeite extra virgem, que é um produto mais caro. 





Saiba como armazenar o seu Azeite de Oliva para preservar melhor as suas propriedades benéficas à saúde!


Nós do Empório do Azeite amamos Azeite de Oliva! Ele é o companheiro dos nossos pratos do dia a dia, bem como, a gordura escolhida para cozinhar.

Mas você sabe como conversar o seu Azeite de Oliva para ele se manter sempre fresco e com as suas propriedades nutricionais intactas?! Muitos clientes ainda tem dificuldade em saber como conservar o azeite de oliva em sua casa, portanto vamos deixar alguma dicas por aqui!







Desmistificando o Azeite de Oliva

Há mais de 6 anos, desde que a nossa empresa foi criada, seguimos em buscar de informação e conhecimento para repassar aos nossos clientes todos os detalhes que envolvem a qualidade do Azeite de Oliva Extra Virgem.


Saiba por que você NÃO DEVE escolher o Azeite de Oliva apenas pela sua ACIDEZ!
É muito comum ver os consumidores escolherem os azeites de oliva pelo grau de acidez que consta no rótulo da garrafa. A principal justificativa é que a maioria escutou ou leu em algum lugar que quanto menor essa acidez, melhor o azeite. Porém, saiba que isso nem sempre está correto.



 
8 Aspectos saudáveis que você não sabia sobre AZEITES DE OLIVA
O alto nível de antioxidantes e o fato de ser uma gordura “saudável”, fazem do Azeite de Oliva Extra Virgem um alimento completo quanto à prevenção de doenças e benefícios à saúde. Abaixo listamos 8 aspectos saudáveis que você não sabia sobre sobre este alimento, que é o segredo por trás da longevidade da população mediterrânea.




  imagem

Podemos fritar com Azeites de Oliva? A resposta é: DEVEMOS!

Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde. Além disso, geralmente os óleos de sementes vendidos nos supermercados são óleos refinados, ou seja, passaram por um processo químico de refino.



  imagem

Azeite Trufado e Trufas – Saiba tudo sobre estas iguarias

Com a atual popularidade dos Programas de Gastronomia com Chefs remonados, vimos uma crescente onda de cozinheiros aventureiros. Junto a esse novo “trend” surgiu uma demanda por ingredientes exóticos tais como o açafrão, curry, trufas e azeites trufados, os quais eram encontrados apenas em cozinhas de restaurantes 5 estrelas.





  imagem

Conheça 12 benefícios do Azeite de Oliva

A cada dia que passa, mais pessoas ficam conscientes da necessidade de incluir o azeite de oliva na dieta por razões de saúde. O alto nível de antioxidantes, e o fato de ser uma gordura “saudável”, fazem do azeite de oliva extra virgem um alimento completo no quesito prevenção de inúmeros males.



imagem
Não consuma Azeite Virgem CRU. Saiba porquê!
Azeite de oliva, Virgem e Extra Virgem. Você sabe qual é a diferença? Ontem eu estive explicando para um cliente aqui na nossa Boutique em Gramado, que no caso do Azeite Virgem ele não deve ser consumido cru, apenas para cozinhar. O cliente, muito surpreso, disse que nunca havia recebido esse tipo de informação.


 
imagem
Veja 10 opções de Azeites Orgânicos e aprenda mais sobre eles!
A produção de Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico tem conquistado espaço entre os produtores de Azeites no mundo todo. A produção Orgânica busca uma harmoniosa correlação entre os fatores ambientais, genéticos e agronômicos, aceitando assim a biodiversidade natural do ambiente em que o produto é desenvolvido.



imagem
AZEITES DE OLIVA EXTRA VIRGEM COM SELO DOP: GARANTIA DE UM AZEITE VERDADEIRO E DE QUALIDADE?
As expressões “Terroir“, “DOC” e “DOP” são comumente encontradas em diversos tipos de alimentos da alta gastronomia. Contudo, você sabe o que realmente isso significa? “Terroir” tem origem da palavra francesa, que significa “solo” em português. “DOC” refere-se a “Denominação de Origem Controlada”. Já “DOP”, nada mais é do que “Denominação de Origem Protegida”.




AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM “BLEND” OU “MONOVARIETAL”. QUAL A DIFERENÇA?
Blend ou monovarietal? Que tipo de Azeite de Oliva você prefere? Essa pergunta às vezes causa algum embaraço para quem não sabe a diferença entre um e outro estilo de Azeite de Oliva Extra Virgem. 


imagem
10 dicas imbatíveis sobre AZEITE DE OLIVA!
O Azeite de Oliva Extra Virgem é um produto genuíno e é parte fundamental da dieta mediterrânea. É também um “embaixador” único da cultura Européia e da Gastronomia Mundial. No entanto, embora nós apreciamos seu sabor diariamente, muitas vezes não entendemos muito sobre este produto.



imagem
Azeites na MEDIDA CERTA para você que consome bastante!
A nossa Importadora e Distribuidora de Azeites também trabalha com Azeites de 3 e 5 litros. São embalagens feitas para consumidores que utilizam o Azeite de Oliva para tudo! Cozinhar, comer com um pãozinho, e também finalizar os pratos mais saborosos! 



  
Azeite de PRIMEIRA PRENSA A FRIO?
Saiba por que essa expressão está INCORRETA!
Diariamente recebemos solicitações de clientes que querem comprar azeite de oliva e pedem por um azeite “prensado a frio”, ou de “primeira prensa”. Ocorre que esta expressão hoje em dia já não é mais válida. Ultimamente muitos produtos estão sendo vendidos com a expressão “Prensados a frio”, como sendo produtos de maior qualidade.



  imagem
O que são os ANTIOXIDANTES dos Azeites de Oliva?
Os componentes fenólicos do azeite de oliva são compostos químicos muito complexos, que contribuem, em grande medida, para a qualidade organoléptica (sensorial) do azeite, bem como a sua estabilidade. São mais conhecidos como os “antioxidantes” ou teor de “polifenóis”. 



imagem
Você sabia que, como os Vinhos, o Azeite também pode ser escolhido pelo tipo de Azeitona?
Naturalmente, quando falamos em Azeite de Oliva, sempre nos lembramos de usá-lo com saladas. Porém, nos últimos anos, o Azeite de Oliva vem ganhando espaço à mesa: Igualmente como os vinhos, devemos escolher o Azeite conforme o seu varietal, para melhor harmonizá-lo com a comida e com nosso paladar.



 
A Tradição do Bacalhau na Páscoa… com muito Azeite de Oliva!
Na época da Idade Média, os cristãos deveriam obedecer aos dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes “quentes”. O bacalhau era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.



imagem
O TEMPO DO PRAZER  
A vida nos oportuniza prazeres diários e simples. O ato de acordar, de beijar e de abraçar alguém que se ama já nos dão a energia necessária para seguir em frente, construindo nosso dia a dia e buscando o que nos dá satisfação.
 



  imagem

8 DICAS PARA ARMAZENAR, ESCOLHER E COMPRAR AZEITES DE OLIVA EXTRA VIRGEM
Muitas vezes encontramos na Internet, e nas mídias impressas, reportagens e artigos variados sobre dicas relacionadas ao Azeite de Oliva Extra Virgem. Algumas informações são verdadeiras e outras nem tanto. Desta forma, para não deixar dúvidas, decidimos resumir em 8 dicas as principais características a serem consideradas na hora de escolher, armazenar e comprar um bom azeite.


 

POEMA AO AZEITE DE OLIVA Por Nilo R. Baptista  
“Périplo de torrões Ópio extraído de terras Por mãos Ao solo Ao chão Braços, troncos Por riscos E folhas ao vento Aos céus Verdes montes Pálios braquelados em repolhos Brocados Bordados por bolitas Captam orvalhos diferenciados Verde, violacea, preta Surgem botões Pérolas maturadas Em três colheitas Em mãos dançantes...




imagem
Não seja mais enganado: Saiba como escolher um bom Azeite Extra Virgem!
Como comprar um bom Azeite de Oliva Extra Virgem? Você deve estar pensando: Pela acidez é claro! Essa resposta está bastante incorreta. Um bom azeite possui inúmeras variáveis que devem ser consideradas. A acidez é importante?



imagem
Quais os benefícios de cozinhar Tomates com Azeite de Oliva?
Caso você esteja se perguntando se você deve gastar mais em um Azeite de Oliva Extra Virgem de qualidade, a resposta é obviamente SIM! Um estudo do “Annual Review of Food Science and Technology” mostrou que comer tomates com azeite de oliva pode ser um das melhores práticas de saúde.



 
Afinal, podemos cozinhar com Azeite de Oliva?
Quando fazemos essa pergunta em nossos Workshops, poucas pessoas dizem “sim”. Muitos de nossos clientes que nos enviam perguntas sobre o uso ideal deste produto têm sempre essa mesma dúvida. Para responder esse questionamento gosto muito de perguntar de volta: Você já imaginou a cozinha mediterrânea sem o azeite de oliva em todo o seu processo? 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: