São muitos os benefícios à saúde que o azeite de oliva aporta para o nosso organismo, pois reduz os níveis de colesterol ruim, beneficia o controle da pressão arterial elevada, reduz o risco de trombose e previne a diabetes.

O principal tipo de gordura encontrada em todos os tipos de azeite de oliva são os ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs), que são considerados uma gordura dietética saudável.

MUFAs e PUFAs (ácidos graxos poliinsaturados) podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorando os fatores de risco relacionados. Por exemplo, estudos mostram que os MUFAs auxiliam a reduzir os níveis totais de colesterol e o colesterol das lipoproteínas de baixa densidade.

 


                                 

Saiba mais sobre alguns benefícios e como usá-los:

1.  Protege o coração: um dos grandes benefícios do azeite é que ele tem compostos bioquímicos com propriedades anti-inflamatórias e antitrombóticas.

2.  Previne o envelhecimento: seus antioxidantes e vitamina E são muito bons para evitar que os radicais livres danifiquem a pele. Apenas 100 gramas de azeite extra virgem fornece 96% do consumo diário recomendado de vitamina E.

3.  Ajuda a diminuir o índice de massa corporal: embora seja muito calórica, uma dieta rica em azeite pode reduzir as taxas de obesidade e tem um efeito laxante.


                                 

4.  Fortalece os ossos: O azeite de oliva também tem um efeito positivo para proteger os ossos, pois permite uma melhor absorção de vitamina D e cálcio.

5.  Controla a pressão arterial: as gorduras monoinsaturadas do azeite reduzem o risco de hipertensão.

6.  Em algumas ocasiões ajuda na perda de peso: acredite ou não, o azeite pode ser um grande aliado para aqueles que querem perder peso, pois ele promove sensação de saciedade.


                            


7.  Alívio da dor: um dos componentes do azeite é o oleocantal, é um poderoso anti-inflamatório. De acordo com um estudo no International Journal of Molecular Science, “A concentração de oleocantal contido no azeite virgem varia de 284 a 711 mg / kg ”. E oleocantal é exclusivo apenas para o azeite. Não é encontrado em nenhum outro azeite vegetal.
Por isso, ajuda a reduzir as dores associadas com as articulações e músculos.
 
8.  Propriedades anti-cancerígenas: o consumo diário de três a seis colheres de azeite já se torna suficiente para o oleocantal ter efeitos anti-prolíficos sobre linhas celulares de câncer de mama e próstata, promovendo a morte de células cancerígenas (apoptose). Pesquisas in vivo e in vitro relataram que o EVOO reduz a resposta inflamatória no corpo e, portanto, pode reduzir a patogênese e o desenvolvimento de muitas dessas doenças crônicas. 



Fontes:

https://www.oliveoiltimes.com/pt/olive-oil-health-news/powerful-anti-inflammatory-benefits-of-olive-oil/50581
https://www.roswellpark.org/cancertalk/201706/fats-101-difference-between-healthy-unhealthy-fats



Rafael Arruda
Saborista e Especialista em Azeites de Oliva
Sócio-Proprietário do Empório do Azeite

 

VEJA AS NOSSAS INDICAÇÕES DE PRODUTOS:


AZEITE LAUR EXTRA VIRGEM

 


PROSPERATO EXTRA VIRGEM




CARM ORGÂNICO EXTRA VIRGEM





LAUR EXTRA VIRGEM

 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: