São muitos os benefícios à saúde que o azeite de oliva aporta para o nosso organismo, pois reduz os níveis de colesterol ruim, beneficia o controle da pressão arterial elevada, reduz o risco de trombose e previne a diabetes.
O principal tipo de gordura encontrada em todos os tipos de azeite de oliva são os ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs), que são considerados uma gordura dietética saudável.
MUFAs e PUFAs (ácidos graxos poliinsaturados) podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorando os fatores de risco relacionados. Por exemplo, estudos mostram que os MUFAs auxiliam a reduzir os níveis totais de colesterol e o colesterol das lipoproteínas de baixa densidade.
Saiba mais sobre alguns benefícios e como usá-los:
1. Protege o coração: um dos grandes benefícios do azeite é que ele tem compostos bioquímicos com propriedades anti-inflamatórias e antitrombóticas.
2. Previne o envelhecimento: seus antioxidantes e vitamina E são muito bons para evitar que os radicais livres danifiquem a pele. Apenas 100 gramas de azeite extra virgem fornece 96% do consumo diário recomendado de vitamina E.
3. Ajuda a diminuir o índice de massa corporal: embora seja muito calórica, uma dieta rica em azeite pode reduzir as taxas de obesidade e tem um efeito laxante.
4. Fortalece os ossos: O azeite de oliva também tem um efeito positivo para proteger os ossos, pois permite uma melhor absorção de vitamina D e cálcio.
5. Controla a pressão arterial: as gorduras monoinsaturadas do azeite reduzem o risco de hipertensão.
6. Em algumas ocasiões ajuda na perda de peso: acredite ou não, o azeite pode ser um grande aliado para aqueles que querem perder peso, pois ele promove sensação de saciedade.
7. Alívio da dor: um dos componentes do azeite é o oleocantal, é um poderoso anti-inflamatório. De acordo com um estudo no International Journal of Molecular Science, “A concentração de oleocantal contido no azeite virgem varia de 284 a 711 mg / kg ”. E oleocantal é exclusivo apenas para o azeite. Não é encontrado em nenhum outro azeite vegetal.
Por isso, ajuda a reduzir as dores associadas com as articulações e músculos.
8. Propriedades anti-cancerígenas: o consumo diário de três a seis colheres de azeite já se torna suficiente para o oleocantal ter efeitos anti-prolíficos sobre linhas celulares de câncer de mama e próstata, promovendo a morte de células cancerígenas (apoptose). Pesquisas in vivo e in vitro relataram que o EVOO reduz a resposta inflamatória no corpo e, portanto, pode reduzir a patogênese e o desenvolvimento de muitas dessas doenças crônicas.
Fontes:
https://www.
https://www.roswellpark.org/cancertalk/201706/fats-101-difference-between-healthy-unhealthy-fats
Rafael Arruda
Saborista e Especialista em Azeites de Oliva
Sócio-Proprietário do Empório do Azeite
VEJA AS NOSSAS INDICAÇÕES DE PRODUTOS:
AZEITE LAUR EXTRA VIRGEM
PROSPERATO EXTRA VIRGEM
CARM ORGÂNICO EXTRA VIRGEM
LAUR EXTRA VIRGEM
Produtos que você já viu
Você ainda não visualizou nenhum produto