Conversamos com Carola Dümmer, do Chile, fundadora da OlivaLovers (@olivalovers) à respeito de como podemos identificar um verdadeiro azeite de oliva:
       "Você não está seguro se aquela garrafa que diz "extra virgem" na sua cozinha é realmente um azeite de oliva extra virgem (AOEV)? Eu entendo você! Não é à toa que este é um dos produtos mais adulterados do mundo.  Em alguns países, comprar um verdadeiro azeite é realmente um desafio. Aqui estão 4 dicas
para você verificar se a garrafa de azeite que você tem em sua casa está dizendo a verdade." 


                                                              
 
1 - Sentir o aroma do azeite:  Mesmo que você não seja um degustador/sommelier treinado, certamente tem a capacidade de analisar um produto usando seus sentidos. Coloque em um copo (ou colher) cerca de 10 a 15 ml de azeite. Tente aquecê-lo levemente entre suas mãos (o ideal é atingir uma temperatura de 28 graus para "liberar" seus aromas). Aproxime o recipiente de seu nariz e sinta o aroma. Você deve sentir sensações naturais de um fruto fresco, obtendo notas como de grama, maçã, alcachofra, amêndoa e tomate. Não importa que você não consiga identificar os aromas, mas esta sensação deve transportá-lo para a natureza, para o campo, ou para debaixo de uma oliveira. Se, ao contrário disso, você sentir odores artificiais ou processados - tinta, acetona, cera, lápis de cor, salame, queijo, vinagre, vinho, fungos - temos um problema sério! 


                           
 
2) Prove! Azeite de oliva extra virgem deve ter sensações de amargor e picância na boca. Essas sensações são o que confirmam a presença de fenóis, os poderosos antioxidantes que dão vida a esse ouro líquido da natureza. Coloque o equivalente a uma colher de sopa de azeite na boca. Tente espalhá-lo por toda a cavidade bucal, e concentre-se nas sensações que surgem. O amargor é especialmente sentido no final da língua, enquanto a picância aparecerá quando você engolir, pois é uma sensação tátil que é percebida principalmente na garganta e pode até fazer você tossir. Azeites de boa qualidade têm essas duas sensações muito claras. Se você só sente sabor a óleo refinado, como se tivesse engolido óleo velho, algo rançoso, pegajoso, provavelmente este produto está misturado ou já perdeu suas propriedades.


                                                 
 
3) Revise a data de envase: Uma condição indispensável de um bom azeite é o frescor. É por isso que sempre insisto em escolher azeites da última safra disponível (e consumi-lo dentro do ano em que são produzidos). Infelizmente o azeite é um produto muito sensível à oxidação, por isso as condições com as quais ele foi armazenado, desde a sua extração, são essenciais para manter a sua qualidade. Estudos indicam que uma vez na gôndola do supermercado, o azeite leva 60 dias para perder sua condição de "extra virgem", pois a oxidação aumenta com luz e temperatura, a ponto de gerar sensações de rancidez. O mesmo ocorrerá em sua casa! Se você não guarda-lo bem (fechado, em sua embalagem original e em um lugar escuro) certamente este azeite, aberto há mais de um mês, já deve ter perdido suas propriedades.


                                                                   
 
4) Busque a origem do azeite: Essa última dica é menos científica, mas os produtores que se orgulham de seu trabalho, sempre incluirão informações sobre a origem do produto. As grandes marcas de azeites industrializados, as quais têm mais interesse em vender "maior quantidade" de azeite ao invés de "melhor qualidade", geralmente misturam azeites de diferentes origens, sem um controle rigoroso entre o tempo da colheita e o processamento dos frutos. Quanto menor este tempo, melhor será o azeite. Falar da origem das azeitonas gera maior confiança ao consumidor, visto que podemos olhar no mapa e tentar entender a procedência do azeite.



                                                                                         CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                         AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                         AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                         ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                         NOSSOS KITS >>

                                                           

 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Mobile - Desktop