Azeites e vinhos são dois dos produtos estrelas da agricultura e gastronomia mundial. Ambos têm pontos em comum e outros que os diferenciam. Vamos conhecê-los um pouco mais para aproveitar ao máximo os benefícios que eles oferecem!
 

Semelhanças saudáveis!

A primeira semelhança seria sobre os benefícios à saúde que ambos possuem. Assim como no azeite de oliva, o vinho contém polifenóis (antioxidantes) que são substâncias que impedem a ação do colesterol ruim, protegem as artérias e facilitam o aumentam do colesterol bomevitando os riscos de trombose arterial e infarto, além de melhorar as funções metabólicas.

Além disso, outra das substâncias presentes no vinho tinto (e na casca da uva), o resveratrol, apresenta atividade preventiva contra o câncer. Já o azeite de oliva, além de compostos fenólicos, também contêm vitamina E, que ajuda a frear o envelhecimento e bloquear a ação de fatores que causam o câncer de mama.

Ambos os produtos trazem grandes benefícios à saúde. Afirma-se que quem bebe vinho moderadamente tem 50% mais chances de viver por mais tempo do que os abstêmios, além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos. O azeite de oliva segue na mesma linha: é bom para fixar o cálcio nos ossos, alivia algumas dores articulares e ajuda na boa digestão.

                                                               
 

Azeite e vinho, mais coisas em comum do que parecem.

A começar pela origem, ambos são provenientes de frutas. Isso indica que tanto o estado de maturação do fruto, as características do solo e da área de cultivo, os cuidados agrícolas, o processo de produção, a adega ou lagar onde se encontra produzidos, contribuem para as características sensoriais do produto. Além disso também, os dois possuem selos de Denominações de Origem que identificam a região de onde são originários e as suas características únicas.

Outro ponto em comum é que o seu consumo remonta à antiguidade. Os dois produtos estão ligados a histórias das antigas civilizações mediterrâneas, e eram reverenciados pelos benefícios que traziam, tanto para a saúde como para o paladar.

                                                         
 

Mas também não podemos deixar uma diferença crucial entre os dois: O vinho é um produto que evolui ao longo dos anos e ganha qualidade, totalmente ao contrário do azeite de oliva, que vai perdendo as suas qualidades com o envelhecimento. Outra diferença bastante significativa é que as uvas precisam fermentar para fazer vinho, enquanto o azeite de oliva é preciso ser extraído do suco de fruta fresca.

Tanto o azeite de oliva como o vinho são produtos essenciais à nossa mesa! São grandes embaixadores da Dieta Mediterrânica e da alta gastronomia, proporcionando grandes possibilidades de harmonizações.


                                                                                         CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                         AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                         AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                         ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                         NOSSOS KITS >>

                                                                      



 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: