Azeite de Oliva Extra Virgem com selo DOP: Garantia de um Azeite verdadeiro e de qualidade?

 

As expressões “Terroir“, “DOC” e “DOP” são comumente encontradas em diversos tipos de alimentos da alta gastronomia. Contudo, você sabe o que realmente isso significa?
 

“Terroir” tem origem da palavra francesa, que significa “solo” em português. “DOC” refere-se a “Denominação de Origem Controlada”. Já “DOP”, nada mais é do que “Denominação de Origem Protegida”.
 

Estas três expressões são sinônimas e, na sua essência, consistem na utilização em conjunto do nome de uma região ou localidade para designar um produto cujas características de sabor, aroma e qualidade são definidas por meio geográfico. Exemplos comuns são: “DOC Mendoza”, “Terroir Bordeaux” ou “DOP Alentejo”.
 

Este selo de denominação foi criado inicialmente pelas normativas da União Europeia como forma de proteção aos nomes de alguns alimentos produzidos naquele continente como vinho, jamón, queijo e azeites de oliva. Hoje em dia tais diferenciações vem sendo utilizadas por diversas regiões do mundo, garantindo assim, desde a origem, um produto com padrão de qualidade garantido.
 

No que tange o azeite de extra virgem, o mercado consumidor tem demonstrado muita preocupação com azeites adulterados e reprovados em testes de qualidade. Como forma de garantir um “azeite verdadeiro”, os azeitólogos e especialistas no produto indicam sempre produtos com selo origem certificada, seja “DOP”, “DOC” ou “Terroir“. Portanto, azeites de oliva DOP são sinônimo de qualidade e a tendência de mercado remete a cada vez mais serem procurados pelos apreciadores mais exigentes do produto.
 

O maior acervo de azeites de oliva extra virgem DOP do Brasil você encontra no Empório do Azeite:

https://www.emporiodoazeite.com.br/azeites/extra-virgem-dop

 

Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:

 

 
Rafael Arruda
Saborista e Especialista em Azeites de Oliva
Sócio-Proprietário do Empório do Azeite
 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: