Na hora da escolha do azeite de oliva...

Muitas vezes fica complicado de analisar as informações contidas nos rótulos dos produtos e principalmente de um azeite de oliva. Segundo o jornal Gazeta do Povo, o azeite é um dos produtos que nos últimos tempos mais sofreu com supostas fraudes e irregularidades. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cerca de um terço (33%) das amostras de azeite de oliva coletadas nos últimos dois anos no Brasil são irregulares. É por isso que se faz cada vez mais necessário entender alguns dados importantes na rotulagem dos azeites para serem levados em conta na hora da compra.

Quais informações encontramos nos rótulos dos azeites de oliva?

Pela legislação brasileira, dados como a origem do produto, data de validade, classificação e local de envase são obrigatórios. Outras informações como percentual de acidez, índice de peróxidos e extinção específica do ultravioleta são facultativas.

Origem
Saber a origem do produto e os dados do produtor é sempre uma informação necessária para averiguarmos a idoneidade do produto.

Data de validade
Importante saber que o azeite tem data de validade. Por se tratar do "suco extraído de uma fruta", ele oxida, portanto possui uma data de validade para ser consumido.

Classificação
Os melhores azeites para serem consumidos são os extravirgens. Conforme a legislação brasileira, os azeites podem ser classificados nos tipos extravirgem, virgem, lampante ou de oliva comum.

Classificação
Sempre opte por azeites que são produzidos e envasados no país de origem, dessa forma pode-se evitar a manipulação do produto e, por consequência, as fraudes.

Percentual de Acidez
A acidez dos azeites não está relacionada a pH (gorduras tem pH neutro), mas sim ao percentual de ácidos graxos livres. É imperceptível ao paladar, e está associada à qualidade dos frutos. É um parâmetro utilizado para a classificação dos azeites. Os de acidez até 0,8% são considerados tipo extravirgens, entre 0,8% a 2% tipo virgens, e acima de 2% são considerados lampantes (destinados à indústria de refino).

Índice de Peróxidos
Identifica o estado de degradação do azeite devido à sua oxidação. É medido em miliequivalentes de oxigênio ativo por quilograma, e determina a oxidação inicial de um azeite em uma análise de qualidade. Segundo o Codex Alimentarius (2003) e RDC 270 da ANVISA (2005) o índice de peróxidos dever ser no máximo 20 meq/kg para o azeite de oliva virgem, 15 meq/kg para o azeite de oliva e 5 meq/kg para o azeite de oliva refinado.

Extinção Específica Ultravioleta
É um método em laboratório utilizado para verificar a adulteração do azeite com a mistura de outros tipos de gordura. Verifica-se o quanto de raios ultravioleta são absorvidos pelo azeite. É medido através do cálculo do comprimento da onda de radiação em nanômetros. 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os rótulos dos azeites de oliva, seguem as nossas indicações de azeites dessa semana!

AZEITE ESPANHOL
TIERRA LAGUNA 250ML

Ideal para saladas, queijos, molhos brancos, legumes grelhados e pães.

>> COMPRAR
AZEITE PORTUGUÊS MONTE DO MOUCHÃO COURELLAS 500ML
Ideal para saladas, legumes cozidos, queijos e carnes brancas.

>> COMPRAR
AZEITE GREGO LIÀ 500ML
Ideal para carnes do cordeiro, peixes grelhados, carnes brancas grelhadas, queijos curados ou fetas, saladas elaboradas e alimentos defumados.

>> COMPRAR
AZEITE BRASILEIRO
LAGAR H ARBOSANA 250ML

Ideal para charcutarias, frutas assadas, massas, pizzas e saladas suaves.


>> COMPRAR
AZEITE ITALIANO
OLI HUILE DOLIVE 750ML

Ideal para saladas, risotos, massas e bruschettas.

>> COMPRAR
AZEITE PORTUGUÊS
HERDADE DO ROCIM 500ML

Ideal para saladas, pães, peixes, risotos e grelhados.

>> COMPRAR
 
AZEITES POR PAÍS >>
 
AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>
 
ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>
 
NOSSOS KITS >>
 
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP - CLIQUE AQUI

 
 
 
 
 
 

SOBRE NÓS

Quem Somos

Clube do Azeite

Blog

MINHA CONTA

Minha Conta

Meus Desejos

Meus Pedidos

AJUDA E SUPORTE

Dúvidas Frequentes

Trocas e Devoluções

Como Comprar

Fale Conosco

base-azeite
formas de pagamento 

icone-phone  ATENDIMENTO: (54) 3286-1540

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: