Dúvidas Frequentes 

O que é o azeite de oliva?

É um óleo de origem vegetal, que é extraído do fruto da Oliveira, sem aditivos químicos.

O Azeite Extra Virgem é o melhor tipo de Azeite para consumo?

Definitivamente é o melhor óleo, desde que as propriedades organolépticas e nutricionais das azeitonas permaneçam completamente intactas, ou seja, sem defeitos no aroma e sabor. 

O que significa o prensado a frio?

Este é um termo ultrapassado e que muitas vezes confunde o consumidor. A Prensagem à frio refere-se à temperatura na qual a Azeitona/Oliva é moída. Atualmente pouquíssimos lugares no mundo trabalham com a antiga “prensa de sisal”. Ela foi transformada em uma extratora mecânica, e o processo de extração ocorre em uma temperatura de até 27 ºC.

O que é a primeira prensa?

O Azeite de Oliva Extra Virgem é sempre o extraído diretamente da Azeitona/Oliva, apenas uma vez.

Podemos cozinhar com o Azeite de Oliva?

Sim. O Azeite de Oliva pode ser utilizado na cozinha, pois o ponto de fumaça do Extra Virgem varia de 180º a 220º graus.

Como escolher um bom Azeite de Oliva?

O verdadeiro Azeite de Oliva Extra Virgem possui 3 características fundamentais: sabor frutado, amargo e picante, podendo ser essas de intensidade baixa, média e alta. Um Azeite com sabor a azeitona de mesa não é um produto de boa qualidade. Ao escolher um Azeite sempre verifique a origem do produto, os dados do produtor, a data de envase (safra), e opte sempre por garrafas escuras. Um bom Azeite tem sempre sabor herbáceo e fresco, e, diferentemente dos vinhos, quanto mais novo, melhor!


O que é a Acidez dos Azeites de Oliva?

A acidez é um parâmetro químico, o qual demonstra que todas as etapas do processo produtivo do azeite, da colheita até o seu envase, foram realizadas de maneira adequada, atendendo todos os parâmetros de qualidade. A acidez do azeite não está vinculada ao PH (mais ácido ou menos ácido), como nos vinagres. O parâmetro da acidez de um azeite nos dá informações sobre a quantidade de ácidos graxos livres que estão presentes no óleo. Por exemplo, para azeites extra virgem a acidez máxima é de 0,8%, enquanto para azeites virgens, o valor máximo é de 2%.  A acidez é um dos parâmetros de escolha de um Azeite, porém não deve ser o principal.


 

Mais procurados

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: