O azeite extra virgem (AOEV) é literalmente o suco que é extraído da azeitona esmagada, e de uma única extração com temperatura controlada, que aportam ao produto características sensoriais específicas. É o ouro líquido cujo consumo na Espanha, por exemplo, atinge quase 50% em relação aos óleos que há no mercado. Praticamente em todo o território espanhol este ingrediente de enorme qualidade é produzido, a partir de diferentes variedades de azeitonas, às vezes sozinho (monovarietal) e outros como blends ou coupage (misturando mais de 1 variedade de azeitona).

Mas e no Brasil? Quais são as principais variedades produzidas?

Vamos conhecer algumas delas.


                                    



Conheça as variedades mais cultivadas em solo brasileiro:

1.  Arbequina: é uma espécie de azeitona originária da zona da Catalunha, norte da Espanha. É um fruto altamente aromático, pequeno, simétrico, com o ápice arredondado e ampla cavidade peduncular. Recentemente, tornou-se uma das mais cultivadas no mundo, em grande parte sob uma plantação altamente intensiva de "super alta densidade", devido ao seu alto poder de adaptação ao solo e variedades climáticas.
Esta variedade produz um azeite de aroma/sabor frutado verde, com leve notas herbáceas, que se alternam entre frutas maduras como banana, maçã e tomate. Se adequa muito bem ao paladar do consumidor por ser mais suave e elegante e possuir pouco amargor e picância.

Harmonização: Ideal para utilizar com saladas leves, compor molhos e maioneses, peixes, legumes cozidos, queijos frescos, frutas e sobremesas. 


                                                           

2.  Arbosana: essa variedade de azeitona é originária também da Espanha, e se adaptou muito bem ao nosso solo brasileiro. É um tipo de oliveira que é muito produtiva e complementa a arbequina em plantações em sebe. Possui menos resistência ao frio e menor vigor, mas possui a copa aberta e densa. 
Esta oliva faz um azeite bastante frutado verde de aroma/sabor com notas herbáceas que se alternam com toques florais, como camomila, e frutais como tomates maduros. Possui um ótimo equilíbrio entre os amargos e picantes, boa persistência em boca e muito equilíbrio.

Harmonização: Ideal pratos leves, como saladas, queijos suaves, legumes e carnes brancas.



                                                            
3.  Koroneiki: Depois das olivas Arbequina e Arbosana, as azeitonas Koroneiki estão entre as mais comuns e adequadas para sistemas de cultivo de alta densidade em todo o mundo. É uma variedade originária da Grécia. Seus frutos são pequenos, mas têm um rendimento de azeite de alta qualidade. O azeite produzido pela Koroneiki geralmente apresenta notas de frutado verde médio, com notas florais e herbáceas. Pode apresentar grande complexidade nas notas olfato-gustativas. Em boca tende a ser muito harmoniosa e elegante, mas geralmente é mais amarga e picante que as outras variedades, caracterizando-se como um azeite marcante.

Harmonização: Ideal para massas, carnes, salada grega, pães e legumes grelhados.

                                                   



Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:

                                                         

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: