Saiba por que você NÃO DEVE escolher o Azeite de Oliva apenas pela sua ACIDEZ!
 
      É muito comum ver os consumidores escolherem os azeites de oliva pelo grau de acidez que consta no rótulo da garrafa. A principal justificativa é que a maioria escutou ou leu em algum lugar que quanto menor essa acidez, melhor o azeite. Porém, saiba que isso nem sempre está correto.

     Como Sommelier de Azeites, e já tendo realizado inúmeros cursos em vários países, devo avisá-los que a acidez do azeite de oliva descrita no rótulo não garante qualidade do produto. Isso é uma das principais discussões nos cursos, já que o consumidor ainda tem a acidez como principal parâmetro de qualidade.

 

 
“Mas como assim?!”, me perguntou um cliente esses dias, quando estava na loja procurando Azeites com “baixa acidez”. A resposta é: o azeite de oliva é um dos produtos mais fraudados do mundo e, infelizmente nem sempre o que o que diz no rótulo do produto é o que está dentro da garrafa.

      Além disso, o azeite, após envasado, já inicia um processo de deterioração dentro da garrafa, mudando aos poucos as suas propriedades. É por isso que sempre dizemos que o azeite “quanto mais novo melhor”.

      Então, vamos entender melhor o que é a ACIDEZ DO AZEITE DE OLIVA?

 

 
    O azeite de oliva é o óleo provindo unicamente do fruto da Oliveira (Olea europaea l.), por processos mecânicos ou outros meios físicos, em condições térmicas adequadas, que não produzam alteração do óleo, e que não haja outro tratamento além da lavagem, decantação, centrifugação e filtragem.

      O azeite é gerado naturalmente dentro das azeitonas. Analisando quimicamente as suas propriedades, o azeite de oliva consiste de triglicerídeos, que são moléculas formadas por três ácidos graxos ligados a um glicerol.

      As moléculas de triacilgliceróis são susceptíveis a dois tipos de degradação, a hidrólise (quebra das ligações) e a oxidação . A hidrólise é causada naturalmente  pela água presente nas azeitonas e consequentemente no azeite. As enzimas hidrolíticas atuam nas ligações entre os ácidos graxos e o glicerol, promovendo a quebra das ligações e liberando ácidos graxos livres.

    Conforme o Biólogo, Meste e Doutor em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp, e também Sommelier em Azeite de Oliva, Gabriel Deschamps Fernandes: "O grau da acidez dos azeites de oliva mede a quantidade de ácidos graxos livres contidos no azeite, ou seja, a quantidade de ácidos graxos que foram liberados/rompidos da molécula de glicerol. Em outras palavras, é um dos parâmetros que permite entender sobre o grau de degradação do azeite."

      Em geral, quanto menor esse grau de acidez, melhor o azeite. Isso porque um elevado índice de acidez indica uma elevada atividade enzimática, que está relacionada à baixa qualidade dos frutos e condições inadequadas do processo.

     Porém, dizemos “em geral” pois este não é o único parâmetro que deve ser observado, sendo que cada parâmetro de qualidade têm uma origem e evolução independente.

 

 
      Em outras palavras, um azeite pode estar com um grau de acidez adequado, mas apresentar outros parâmetros de qualidade em quantidades inadequadas, como por exemplo o grau de oxidação (índice de peróxidos).

      Além disso, infelizmente, nem sempre o que diz no rótulo do produto é o que está dentro da garrafa.   

 

 
        Um ponto muito importante a ser considerado sobre a acidez do azeite de oliva é que o paladar do ser humano não detecta o teor de ácidos graxos que contém um determinado azeite, ou seja, a acidez é imperceptível ao paladar.

      Portanto, lembre-se sempre de experimentar o azeite e buscar aromas e sabores de frutos frescos, verificar a data de envase e a data da safra (pois quanto mais novo melhor!). E opte por vidros escuros, pois eles conservam melhor o azeite dos raios de luz. Bons azeites sempre terão uma baixa acidez, mas você não deve buscar apenas esta informação na hora de escolhê-lo.

      Azeite de Oliva Extra Virgem é qualidade de vida!

Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:

 
CHANIA CHAGAS
Sommelier em Azeites de Oliva, Sócia-proprietária do Empório do Azeite.
contato: contato@emporiodoazeite.com.br

GABRIEL DECHAMPS FERNANDES
Biólogo, Meste e Doutor em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp
Sommelier em Azeite de Oliva
  

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: