O Azeite de Oliva é o suco extraído do fruto das Oliveiras, chamado de oliva ou azeitona. O processo de extração do azeite resulta na moagem das olivas, e então, na separação das partículas sólidas das líquidas (óleo). A maioria dos azeites de oliva são filtrados após este processo, para remover todas as impurezas.  
Muitos clientes nos perguntam se o azeite de oliva não-filtrado é melhor e mais saboroso que o filtrado. Na verdade, existem muitos fatores que podem determinar o sabor e a qualidade do não-filtrado, portanto, iremos esclarecer esta dúvida.

 

O que é o azeite de oliva não-filtrado?

O azeite não-filtrado é aquele que, após a extração e decantação, não passa pelo processo de filtragem. O filtro é basicamente um coador que remove o restante dos sedimentos sólidos ainda presentes.

                                            
                                            

 

Qual a diferença entre o azeite não-filtrado do filtrado?

A maior diferença entre um azeite não-filtrado do filtrado, além da sua aparência, é a sua estabilidade. O azeite não-filtrado tem uma aparência mais turva devido às partículas sólidas de fruta residuais que não foram removidas através da filtragem, e é exatamente isso que afeta a sua estabilidade.
As partículas sólidas da azeitona dentro da garrafa seguirão o seu processo natural de fermentação, acelerando a oxidação do azeite, uma vez que o recipiente for aberto.
O processo de filtragem ajuda a manter a estabilidade do produto e preservar as suas qualidades benéficas à saúde por mais tempo.

                       

 

O azeite não-filtrado é mais saudável?

Como falamos anteriormente o azeite não-filtrado é menos estável que o filtrado. Ele possui partículas sólidas de azeitonas em sua composição, fazendo com que ele tenha um aspecto turvo. Isso até pode fazer com que o produto tenha maior concentração de polifenóis (antioxidantes) do que os azeites filtrados, porém, é mais provável que eles tenham o mesmo nível de benefícios à saúde. 
Para afirmar se um é mais saudável do que o outro o ideal é observar a sua ficha técnica e verificar a sua composição.

                                                       


Se você comprar um azeite não-filtrado lembre-se sempre de consumi-lo o mais rápido possível após aberto. Assim como todos os tipos de azeites de oliva, proteja-o da luz e do calor e mantenha sempre a garrafa fechada para evitar ao máximo o contato com o oxigênio. Filtrado ou não, o ideal é sempre verificar o azeite que mais se adeque ao seu paladar.

Acesse toda a nossa seleção de azeites não-filtrados: https://www.emporiodoazeite.com.br/azeites/extra-virgem-nao-filtrado



Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:


                                          
 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: