8 Dicas para armazenar, escolher e comprar
AZEITES DE OLIVA EXTRA VIRGEM!

copy-of-como-escolher-um-bom-azeite-de-oliva


Muitas vezes encontramos na Internet, e nas mídias impressas, reportagens e artigos variados sobre dicas relacionadas ao Azeite de Oliva Extra Virgem. Algumas informações são verdadeiras e outras nem tanto. Desta forma, para não deixar dúvidas, decidimos resumir em 8 dicas as principais características a serem consideradas na hora de escolher, armazenar e comprar um Azeite de Oliva Extra Virgem. São elas:
 

1 – Mantenha o Azeite de Oliva longe da incidência direta de luz;

Você pode ter gasto muito dinheiro em seus azeites favoritos e com certeza gostaria de ver todas estas garrafas expostas em seu balcão para serem apreciadas. Porém, sempre é bom lembrar que a incidência direta de luz pode oxidar os azeites e alterar as suas propriedades benéficas à saúde.
 

2 – Mantenha o Azeite de Oliva longe do calor;

Não guarde o seu azeite naquela prateleira acima do seu fogão ou ao lado dele, mesmo que seja o lugar mais prático. Também ele não deve ser armazenado na geladeira, como muitas pessoas indicam. De acordo com os especialistas, trocas repentinas de temperatura podem causar aceleração do processo de oxidação do azeite.
 

3 – Prove antes de comprar;

Esse é uma dica muito importante. O Empório do Azeite em Gramado/RS, oferece a chance de provar os azeites antes de comprar. Um bom azeite, além de ter características básicas em seu aroma e sabor, deve ajustar-se ao paladar de cada pessoa. Primeiro sinta o aroma. Azeites defeituosos terão odor a vinagre, ou notas rançosas desagradáveis. Quanto ao sabor, o mesmo deve ser herbáceo (verde) no caso de uma colheita de azeitonas mais verdes, ou frutado (doce) no caso de uma colheita mais madura. Diferentes níveis de picância e amargor também podem ser facilmente detectados em uma degustação. Quanto mais amargo e picante é o azeite, maior conteúdo de polifenóis, que são os antioxidantes. Portanto, na hora de comprar um Azeite de Oliva, procure sempre fazer a degustação.
 

4- Tenha sempre dois Azeites de Oliva Extra Virgem em casa;

Mantenha um azeite mais em “conta” para cozinhar e um de qualidade premiumpara finalizar suas saladas e pratos mais elaborados. Desta forma, você poderá desfrutar ao máximo do sabor de seu Azeite Extra Virgem favorito. Eu vou mais além e tenho sempre três abertos! Um para cozinhar, outro para saladas e outro mais intenso para finalizar pratos mais elaborados.
 

5 – Não leve em conta apenas o país de origem;

Assim como algumas pessoas dizem que “a comida americana é ruim”, há também a boa comida americana. O mesmo acontece com o Azeite de Oliva: há, por exemplo, o bom Azeite de Oliva grego e há o ruim. Só porque alguém diz que “a Grécia produz os melhores azeites do mundo”, não quer dizer que todos os azeites gregos são bons. Atualmente os azeites espanhóis são os mais premiados do mundo.

Os clientes mais exigentes deveriam buscar orientação em sites especializados em Premiações e Ranking dos melhores azeites, como o site bestoliveoils.com 
Outra forma de garantir um “azeite verdadeiro” e de qualidade, segundo os azeitólogos e especialistas no produto, seria buscar o selo de origem certificada, ou seja, “DOP”, “DOC” ou “Terroir“.

 

6 – Gaste mais e obtenha mais;

Gosto muito deste exemplo: as pessoas vão pagar R$100,00 por uma garrafa de vinho que vai durar apenas durante uma refeição. Contudo, quando se trata de um bom Azeite de Oliva Extra Virgem, que pode vir a durar semanas, as pessoas ainda ficam desconfortáveis em gastar um pouco mais para adquirir uma garrafa. Penso que já está na hora do brasileiro quebrar este paradigma, pois um Azeite de Oliva Extra Virgem de qualidade trará um prazer gastronômico infinitamente mais prolongado que os melhores vinhos.
 

7 – Use o azeite enquanto ainda está no seu auge;

Diferentemente dos vinhos, o Azeite de Oliva Extra Virgem quanto mais novo melhor. Após aberto, um bom azeite durará cerca de 2 meses se armazenado corretamente. Isso ainda vai depender do conteúdo de antioxidantes da oliva com a qual foi produzido o azeite. A partir de dois meses a tendência é já começar a apresentar sinais de oxidação e odores rançosos.
 

8 – Organize sua própria degustação!

Afirmo novamente: somente você pode saber o melhor gosto e qual o melhor preço que deixará você mais confortável para investir em um bom azeite. Verifique em seus mercados locais e lojas especializadas o que está disponível. Compre vários azeites e experimente-os com seus amigos. Leia e informe-se com quais olivas foi produzido o azeite. Da mesma forma com o vinho, onde cada uva é responsável pelo seu sabor específico, nos Azeites de Oliva Extra Virgem cada tipo de oliva definirá as notas de aroma e sabor do produto. Descubra qual é e quais são as suas olivas favoritas.
 

Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:
 




 

Rafael Arruda
Saborista e Especialista em Azeites de Oliva
Sócio-Proprietário do Empório do Azeite

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: