Não consuma Azeite Virgem CRU. Saiba porquê!



Azeite de oliva, Virgem e Extra Virgem. Você sabe qual é a diferença?
 

Ontem eu estive explicando para um cliente aqui na nossa Boutique em Gramado, que no caso do Azeite Virgem ele não deve ser consumido cru, apenas para cozinhar. O cliente, muito surpreso, disse que nunca havia recebido esse tipo de informação.
 

Vamos descobrir então as principais diferenças entre os tipos de Azeites?
 

Os Azeites de oliva, Virgem e Extra Virgem têm diferentes qualidades organolépticas, propriedades e benefícios. O problema é que atualmente temos visto muitas marcas de azeites que induzem o consumidor ao erro quando vendidos como ”azeite extra virgem”, quando na verdade eles são apenas “virgem”, ou seja, não devem ser consumidos crus.
 

Recentemente em uma de minhas viagens, verifiquei em um restaurante de qualidade um azeite que estava servido na mesa e que na lata que dizia “Azeite Tipo Único”. Eu imediatamente chamei o gerente e informei que o tipo de azeite que estava sendo servido aos clientes era inapropriado para consumo cru, e deveria estar sendo utilizado apenas para fritar pastel ou outros tipos de frituras de maior temperatura. O gerente me avisou que nunca havia recebido este tipo de orientação e que estaria conversando com o Chef da casa sobre isso.

                                                


 

Interessante perceber como os restaurantes hoje em dia não se importam muito com a qualidade do Azeite servido aos clientes, sendo que ele incidirá diretamente no gosto da comida servida. Se o restaurante servisse um azeite de qualidade, tenho certeza que o cliente reconheceria. Não há nada melhor do que um bom Azeite para harmonizar um prato delicioso. Nossa sugestão para Azeites está em nossa Loja Online: www.emporiodoazeite.com.br
 

Atualmente em vários países da Europa existe uma Lei que proíbe o restaurante de adulterar o conteúdo da garrafa, ou seja, ele deve somente servir ela e depois descartar. Inclusive os dosadores desses Azeites não permitem a retirada dos mesmos, apenas se você quebrar a garrafa.
 

Isso deveria ser de extrema preocupação para o cliente. Nós quando vamos a um restaurante precisamos ter consciência e exigir um produto genuíno e de qualidade. Os óleos servidos nesses estabelecimentos,  em sua maioria, não representam os produtos de qualidade que temos no Brasil, nem tampouco o que um cliente que vai até o restaurante merece.

                                                                   
 

Bom, depois do desabafo vamos para o que interessa: INFORMAÇÃO.
 

O que é azeite de oliva? Como certamente você sabe, o azeite de oliva é um óleo maravilhoso de origem vegetal, que é extraído do fruto da Oliveira, comumente conhecido com os nomes de oliva ou azeitona. A sua extração vem sendo apreciada desde cerca de 4.000 anos A.C.e a sua extração é feita a partir de azeitonas verdes ou maduras.
 

Quando vamos ao nosso mercado do dia a dia nos deparamos com 3 tipos de Azeites: Azeite de Oliva ou Tipo Único, Azeite Virgem e Azeite Extra Virgem.
 

A principal diferença é a seguinte:
 

Azeite de Oliva ou Tipo Único: é um tipo de óleo que mistura um azeite refinado (alterado quimicamente e sem cor, sabor ou aroma) com um azeite de oliva virgem ou azeite extra virgem. De um ponto de vista organoléptico e de saúde, é o de pior qualidade de azeite. Este produto não possui  vitaminas e nem antioxidantes e deve ser utilizado apenas para cozinhar, como frituras em altas temperaturas devido a sua estabilidade.
 

Azeite Virgem: é obtido diretamente de azeitonas, utilizando processos mecânicos de lavagem, decantação, centrifugação e decantado. Em se tratando de propriedades organolépticas e nutricionais, ele contém antioxidantes e vitaminas, porém não deve ser consumido cru. Quimicamente falando sua acidez pode subir para até 2%, mas isso é imperceptível ao paladar. O que conseguiremos identificar aqui é algum tipo de defeito no sabor ou aroma que o Azeite traz desde a sua produção, e que o desqualifica como extra virgem.  Entre os defeitos estará, principalmente, a oxidação do produto. Ele não tem benefício nenhum para a nossa saúde como o Azeite Extra Virgem, portanto o seu consumo CRU não é indicado. Além do mais é um tipo de azeite mais fácil de falsificar. 
 

Azeite Extra Virgem: Definitivamente é o melhor óleo, desde que as propriedades organolépticas e nutricionais das azeitonas permaneçam completamente intactas, ou seja, sem defeitos no aroma e sabor. Quimicamente falando, o seu grau de acidez deve ser menor ou igual a 0,8%. Este é o melhor Azeite por possuir muitas propriedades nutricionais. Ele também pode ser utilizado na cozinha, pois o ponto de fumaça do Extra Virgem varia de 180º a 220º graus.

 


O Azeite Extra Virgem é composto de gordura e lipídios. Sua proteína vegetal ou conteúdo de carboidratos é praticamente inexistente. A gordura da sua composição é principalmente insaturada (de origem vegetal) e é rico em ácidos graxos essenciais tais como o ácido oléico (ômega 9), linoléico (ômega-6) e linolênico (ômega 3). Em termos da contribuição de micronutrientes como vitaminas, o Azeite Extra Virgem nos beneficia com vitaminas lipossolúveis, sendo rica em vitamina A (β-caroteno), vitamina E e tocoferol.  Além disso, é muito rico em antioxidantes como os fito esteróis e polifenóis. O valor calórico de azeite é 890 kcal por 100 gramas.

O Extra Virgem tem ação anti-trombótica, anti-inflamatório, anti-tumoral, antioxidante, antibacteriana, hipoglicemiante, cardioprotetor, anti-diabético e hepatoprotetor. O melhor ingrediente dele é o ácido oléico. Em estudos realizados recentemente verificou-se que o ácido oléico foi capaz de reduzir os níveis do gene Her2, que está associado com câncer de mama.

 

Veja os melhores Azeites Extra Virgem em nossa Loja Online: www.emporiodoazeite.com.br
 

Espero que depois deste texto você consiga decifrar um pouco mais sobre este ouro líquido que a natureza nos proporciona.
 

E mais uma vez eu alerto: Exija do seu restaurante um Azeite de qualidade!

 

VEJA AS NOSSAS INDICAÇÕES DE PRODUTOS:

 

LAUR EXTRA VIRGEM

Produzido pela Olivicola y Aceitaia Laur (Maipú, Mendoza) - empresa fundada em 1906 e pioneira na implantação de oliveira e elaboração de azeite de oliva. Este azeite extra virgem possui um aroma frutado verde/maduro, com toques de maçã verde e ervas recém cortadas. Em boca possui bastante estrutura, notas frutáis de banana, com amargor e picância média. É um azeite versátil, fresco e com textura elegante.

Harmonização: Ideal para saladas, queijos, pães, pizzas e sobremesas.



PROSPERATO EXTRA VIRGEM

Produzido em Caçapava do Sul/RS, seguindo os mais altos padrões de qualidade, desde os cuidados no campo, escolhendo o momento certo de colher a fruta, até a extração do azeite em um maquinário de alta tecnologia, importado da Itália.
Este azeite possui aroma frutado verde, com notas herbáceas de alface romana e de banana verde. Em boca, possui sabores frutais que remetam a banana, seguido por um agradável amargo e picante de intensidade média.

Harmonização: Ideal com diversos tipos de vegetais, frutos do mar, carnes brancas, frutas e doces. 



 


CARM ORGÂNICO EXTRA VIRGEM

O Azeite Extra Virgem Carm Grande Escolha DOP provém de um lote de azeitonas selecionadas da Quinta do Carm no Douro Superior, em Portugal, em cultivo biológico. Sua colheita é feita manualmente em olivais com inclinações acentuadas e por vibração mecânica nos restantes, sendo realizada entre início de Novembro e meados de Dezembro.
Otimização da época de colheita e transporte; moída em moinho de galga cônicas de granito e extração a frio.

Harmonização: Ideal para consumir cru em saladas e finalizações de pratos especiais.


LAUR EXTRA VIRGEM
Produzido pela Olivicola y Aceitaia Laur (Maipú, Mendoza) - empresa fundada em 1906 e pioneira na implantação de oliveira e elaboração de azeite de oliva. Este azeite extra virgem possui um aroma frutado verde/maduro, com toques de maçã verde e ervas recém cortadas. Em boca possui bastante estrutura, notas frutáis de banana, com amargor e picância média. É um azeite versátil, fresco e com textura elegante.

Harmonização: Ideal para saladas, queijos, pães, pizzas e sobremesas.
 

       


Chania Chagas

Expert Internacional em Azeites de Oliva ceertificada pelo COI (Conselho Oleícola Internacional)

Sócia-proprietária do Empório do Azeite

www.emporiodoazeite.com.br



 

CLIQUE PARA ACESSAR

NOSSOS KITS >>

ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

AZEITES POR PAÍS >>

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: