Um azeite de 2000 anos! 

                                          

 

Você já ouviu falar que o azeite de oliva não tem data de validade? Na verdade o azeite em si não expira exatamente, porém ele degrada-se ao longo do tempo e perde algumas das propriedades originais que o caracterizavam quando elaborado, como aroma, sabor e cor.

Dependendo das condições de armazenamento, e do tempo desde sua extração, o azeite de oliva pode se tornar ranço, e até mesmo solidificado, como aconteceu com a amostra mais antiga do mundo que pode ser admirada no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles (MANN), na Itália, dentro de sua garrafa de vidro original, e na qual a sua data de consumo ideal expirou-se há 1941 anos.
Foi nessa época (em 24 de agosto do ano 79 d.C.) que o vulcão Vesúvio entrou em erupção e enterrou sob lava e cinzas as cidades de Pompéia e Herculano.

                                                          

O Museu Arqueológico Napolitano abriga inúmeros artefatos das ruínas de Pompéia e Herculano, de afrescos a mosaicos, esculturas, artefatos comumente usados e até restos orgânicos. Mann também valoriza objetos de escavações arqueológicas relacionadas à gastronomia, como utensílios de cozinha, sementes ou alimentos carbonizados. Entre eles destaca-se há anos um pão e ao lado dele, desde 2018, é exibida uma garrafa de vidro grosso contendo um sedimento sólido e amarelado.


                                                           

Esta é apenas uma das 22 garrafas que sobreviveram à erupção do vulcão. De acordo com um estudo científico publicado na revista Nature, pode-se garantir que o que está na garrafa é azeite de oliva ou, melhor, o resíduo ceroso e solidificado, do qual há quase 2.000 anos era um saboroso azeite de oliva, o mais antigo do mundo. 

As altas temperaturas causadas pela erupção e o longo período de tempo desde então foram combinadas para alterar radicalmente a composição química do óleo, condensando e oxidando seus ácidos graxos. A presença de esteróis vegetais e certos compostos orgânicos específicos provam que, na época, o resíduo inelegível da garrafa era o azeite mediterrâneo.


Fonte: Un aceite de oliva con 2000 años de antigüedad | El Diario Vasco



                                                                                           CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                           AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                           AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                           ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                           NOSSOS KITS >>

                                           


 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: