Desmistificando o Azeite de Oliva!


 
Há mais de 6 anos, desde que a nossa empresa foi criada, seguimos em buscar de informação e conhecimento para repassar aos nossos clientes todos os detalhes que envolvem a qualidade do Azeite de Oliva Extra Virgem.

Muitos mitos e desinformação sobre o produto são encontrados nos materiais e posts nas redes sociais e em artigos. Infelizmente muita coisa que é réplica de algo que eles leram em algum lugar e que não é verdade.

Aqui colocamos algumas das principais perguntas sobre o produto e a correta resposta :) .


1 - O que é Azeite de Oliva?

É o óleo provindo unicamente do fruto da Oliveira (Olea europaea l.), obtido a partir do fruto da oliveira unicamente por processos mecânicos ou outros meios físicos, em condições nomeadamente térmicas, que não produzam alteração do óleo, e que não haja tratamento mais do que a lavagem, decantação, centrifugação e filtragem.
O Azeite de Oliva Extra Virgem sempre deve ser um produto puro, ou seja, sem outros aditivos.

 

 
2 - O Azeite Extra Virgem é o melhor tipo de Azeite para consumo?

Definitivamente é o melhor óleo, desde que as propriedades organolépticas nutricionais das azeitonas permaneçam completamente intactas, ou seja, sem defeitos no aroma e sabor. Use o Azeite de Oliva Extra Virgem inclusive para cozinhar!
Saiba mais em nosso artigo: https://www2.emporiodoazeite.com.br/blog/podemos-fritar-com-azeites-de-oliva-a-resposta-e-devemos

 

 
3 - O que significa o prensado à frio?

Este é um termo comercial ultrapassado e que, muitas vezes, confunde o consumidor. A prensagem a frio refere-se à temperatura na qual a Azeitona/ Oliva é moída. 
Atualmente pouquíssimos lugares no mudo trabalham com a antiga "prensa de sisal”. Ela foi transformada em uma extratora mecânica e o processo de extração ocorre em uma temperatura de até 27ºc.
O termo "prensagem à frio" indica que o produto é fresco, e que passou por um processo de extração imediata.

 

 
4 - O que é a primeira prensa?

O Azeite de Oliva Extra Virgem é sempre extraído diretamente da Azeitona/Oliva, apenas uma vez. Caso seja realizada uma nova extração, o produto não será mais considerado Extra Virgem (pois já apresentará algum tipo de fermentação da fruta) e deverá passar por um novo processo de classificação do produto, ou seja, pode ser Virgem, Azeite de Oliva ou Lampante.

Saiba mais em nosso artigo: 
https://www.emporiodoazeite.com.br/blog/azeite-de-primeira-prensa-frio-saiba-por-que-essa-expressao-esta-incorreta

 

 
5 - O que é a acidez do Azeite de Oliva?

A acidez é um parâmetro físico-químico do produto, o qual demonstra que todas as etapas do processo produtivo do azeite, da colheita até o seu envase, foram realizados de maneira adequada, atendendo todos os parâmetros de qualidade.
A acidez não está vinculada ao pH (mais ácido ou mais alcalino), como nos vinagres. O parâmetro da acidez de um azeite nos dá informações sobre a quantidade de ácidos graxos livres que estão presentes no óleo. Por exemplo, para azeites extra virgens o valor máximo é de 0,8%, enquanto para azeites virgens o valor máximo é de 2%. A acidez é apenas 1 dos parâmetros de escolha de um Azeite, mas não deve ser o principal. É como escolher um vinho somente pelo teor alcoólico.

Saiba mais em nosso artigo:
https://www.emporiodoazeite.com.br/blog/Saiba-por-que-voc%C3%AA-N%C3%83O-DEVE-escolher-o-Azeite-de-Oliva-apenas-pela-sua-ACIDEZ

 

 
6 - Como escolher um bom Azeite de Oliva?

O verdadeiro Azeite de Oliva Extra Virgem possui 3 características fundamentais: sabor frutado, amargo e picante, podendo ser essas de intensidade baixa, média e alta. Um Azeite com sabor de azeitona de mesa não é um produto de boa qualidade. Ao escolher um Azeite sempre verifique a origem do produto, os dados do produtor, a data de envase (safra), e opte sempre por garrafas escuras. Um bom Azeite tem sempre sabor herbáceo e fresco, e, diferentemente dos vinhos, quanto mais novo melhor.

Saiba mais em nosso artigo:
https://www.emporiodoazeite.com.br/blog/nao-seja-mais-enganado-saiba-como-escolher-um-bom-azeite-extra-virgem

 


Minha dica vai para os seguintes azeites:


Clique na foto para comprar


Clique na foto para comprar


Clique na foto para comprar


Clique na foto para comprar


Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:



 

CHANIA CHAGAS
Sommelier em Azeites de Oliva, Sócia-proprietária do Empório do Azeite.
contato: contato@emporiodoazeite.com.br
 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: