Embora para muitos consumidores a degustação de azeites de oliva seja uma atividade original e inovadora, essa prática já existe há muito tempo!

A capacidade de distinguir e descrever as diferentes qualidades, aromas e sabores dos azeites de oliva é uma técnica que se adquire realizando cursos de formação de degustadores. O azeite de oliva possui atualmente um método oficial para sua avaliação e análise organoléptica, que foi desenvolvido pelo Comitê Oleícola Internacional (COI), que tem sede em Madrid. Esse método integra as normas que regulamentam a classificação dos azeites de oliva na União Europeia.

Por meio de um painel de degustadores profissionais, os atributos sensoriais dos azeites de oliva são avaliados científica e estatisticamente. Os resultados do painel oficial determinam, em conjunto com outros parâmetros analíticos (como por exemplo o % de acidez), a classificação de um azeite como extra virgem, virgem ou lampante, com base na ausência ou presença de defeitos sensoriais e na sua intensidade.

A prioridade do ponto de vista regulatório é a identificação de atributos negativos ou defeitos, pois só a ausência total deles permite que um "azeite virgem" seja considerado "extra virgem", a mais alta qualidade classificatória do produto.

                                              
 
E você sabe por que os copinhos são azuis? A cor de um azeite de qualidade extra virgem pode variar do amarelo palha ao verde intenso, mas a cor, por si só, nada nos diz sobre as características de seu aroma e sabor, portanto ele não deve influenciar o avaliador.

Em um azeite de oliva extra virgem o atributo fundamental é o seu aroma/sabor frutado, definido pelo COI como o conjunto de sensações olfativas características, oriundas de frutos frescos e saudáveis, percebidas de forma direta e/ou via retro-nasal.

O frutado de um azeite às vezes evoca o aroma das azeitonas com as quais ele foi elaborado, mas em outros casos, dependendo de vários fatores como a variedade e o grau de maturação da fruta, descobrimos notas que nos lembram outras frutas, verdes ou maduras,  vegetais, grama recém cortada, folhas, especiarias ou diferentes plantas e ervas aromáticas.


                                              

 
Quanto às sensações gustativas, podemos identificar a textura do azeite de oliva como uma sensação tátil de maciez, muito agradável no primeiro terço da língua. Logo, sentimos um amargor, que percebemos no dorso da língua, e a picância que possui características como uma sensação tátil de coceira na garganta. Estes são dois atributos considerados positivos nos azeites de oliva e que podem apresentar intensidades variáveis.


                                                                                         CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                         AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                         AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                         ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                         NOSSOS KITS >>

                                                                      

 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: