Você já deve ter ouvido falar sobre os vinagres balsâmicos, certo?
                                                        E da diferença deles para o vinagre comum?


Se você ver uma garrafa de vinagre balsâmico ao lado de uma de vinagre branco, poderá identificá-lo imediatamente: enquanto o vinagre branco é geralmente transparente ou de cor clara, o vinagre balsâmico possui uma coloração bastante escura.

Vamos então conhecer alguns tipos de vinagres.


                                                                 
 
Embora usamos a palavra "vinagre" usualmente, como uma espécie de termo abrangente, na verdade existem diferentes tipos de vinagres, e cada um possui um aroma e sabor particular.

VINAGRE BRANCO DESTILADO: é feito de etanol puro e é útil tanto para cozinhar quanto como para limpeza.

VINAGRE DE VINHO TINTO: é mais suave, e tem uma gama mais ampla de sabores, porque o gosto e a qualidade dependem inteiramente do vinho utilizado. Possui uma variedade de usos, incluindo vinagrete, temperos, marinadas e molhos fortes e ricos.

VINAGRE DE VINHO BRANCO (ou de CHAMPAGNE): é muito mais frutado e se usa em molhos leves, vinagretes e decapagem. Também possui uma gama ampla de sabores, pois depende do vinho utilizado.

VINAGRE DE ARROZ: vinagre de arroz, feito de vinho de arroz, que é mais doce que a maioria dos vinagres e combina muito bem com marinadas de peixe e arroz de sushi

VINAGRE DE JEREZ: vai muito bem com carnes ricas, graças ao seu sabor forte. 

VINAGRE DE MAÇÃ: é um vinagre produzido a partir da bebida alcoólica resultante da fermentação do suco de maçã, a cidraEste vinagre possui acidez em torno de 4 a 5% e uma coloração que varia do amarelo ao castanho. É repleto de benefícios para a saúde. Bastante conhecido por aliviar dores de garganta, limpar nariz entupido e até curar soluços


                                                               


                                                                                        E O VINAGRE BALSÂMICO?
 
Segundo o site da EMBRAPA (https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/), o vinagre balsâmico, que teve sua origem na Itália, na província de Modena ou Reggio Emilia, é um produto diferenciado, devido ao processo de elaboração, e às características aromáticas que adquire. O mais conhecido é o "Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena" (aceto balsamico tradizionale no italiano) que é protegido por uma "Denominação de Origem" desde 1983 e leva o selo "IGP" de Modena no rótulo.

A história do vinagre balsâmico inicia-se durante a Idade Média, na região de Modena (Itália), pelas condições de clima da região que proporcionavam apenas a produção de vinhos com baixa graduação alcoólica, portanto, não recomendados para exportação, mas apropriados para a produção do vinagre.
O vinagre balsâmico é o produto obtido da fermentação alcoólica e acética do mosto de uva Trebbiano, cozido, o qual é obtido a partir da uva esmagada, e separado no início da fermentação alcoólica. O cozimento é feito em fogo direto até o teor de açúcar alcançar valor compreendido entre 28 e 33 °C, ocorrendo uma redução de 20% a 30% do volume inicial do mosto.

Um mosto mais cozido dará origem a um vinagre balsâmico mais doce. Os vinagres feitos de mostos menos cozidos são os preferidos e necessitam de mais tempo para serem feitos. O mosto é colocado em recipientes de madeira até tornar-se vinagre balsâmico.
Um bom vinagre balsâmico requer no mínimo três anos para fermentar e maturar o sabor até o ponto ideal. Para isso, o mosto é deixado em tonéis de diversas madeiras (castanha, acácia, cereja, amoreira e carvalho, entre outras). Há produtores que deixam envelhecer seus acetos por mais de 100 anos. 


                                                           

Existem muitas dicas e truques para você inserir o vinagre nos pratos do dia a dia (não apenas na salada). É importante, porém, usá-lo com moderação para evitar tornar o prato muito ácido.

Lembre-se sempre de substituir os vinagres com frequência, pois eles tendem a perder o sabor após cerca de seis meses. 



                                                                                         CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                         AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                         AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                         ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                         NOSSOS KITS >>

                                                           


 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: