Não é novidade dizer que a dieta mediterrânea, que se baseia no consumo de vegetais, frutas, cereais, leguminosas, peixes e, claro, azeite de oliva extra virgem tem contribuído para o aumento da expectativa de vida dos europeus sulistas. Italianos e espanhóis, por exemplo, consomem cerca de 13 litros de azeite de oliva por pessoa por ano. E embora essa dieta pareça ter um papel importante na saúde, é o uso desta iguaria que contribui para a longevidade e o bem-estar dessas populações.

Nuria Rosique , professora nutricionista da Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha), do CIBEROBN (Centro de Rede Biomédica, Obesidade e Nutrição), lembra: "A evidência científica dos benefícios do azeite é cada vez mais palpável".
 
Como explica José Ramón Llorente, naturopata e presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição Ortomolecular: “Na cultura popular todos já ouvimos falar dos benefícios do azeite de oliva, consumido principalmente em jejum, inclusive mostrando estudos científicos que corroboram essa afirmação”.

                                           

Llorente enfatiza que as suas principais virtudes são: "Para o aparelho digestivo e o fígado, seu consumo com o estômago vazio reduz a acidez gástrica, pois forma um revestimento na parede gástrica, favorece o trânsito intestinal, melhora a absorção de nutrientes, principalmente cálcio, magnésio, zinco e vitaminas do grupo B , otimiza o trabalho do fígado, da vesícula biliar e do pâncreas. No nível cardiovascularreduz o colesterol 'ruim' e aumenta o 'bom', além de reduzir a gordura abdominal e sua carga de polifenóis o torna um poderoso antioxidante ".

O especialista também acrescenta que “facilita a perda de peso, graças a uma substância chamada oleoletanolamina (OEA), sintetizada no intestino a partir do ácido oleico e que tem um conhecido efeito saciante".
Já comentamos aqui que o azeite de oliva consumido em jejum deve ser de alta qualidade, extra virgem, e que quanto mais rico em polifenóis, melhor (veja neste artigo em nosso blog: azeite-de-oliva-em-jejum). 


Fonte: https://www.alimente.elconfidencial.com/nutricion/2021-01-30/aceite-oliva-virgen-extra-ayunas-aove-645_1626962/


                                                                                         CLIQUE PARA ACESSAR

                                                                                         AZEITES POR PAÍS >>

                                                                                         AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>

                                                                                         ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>

                                                                                         NOSSOS KITS >>

                                                            

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: