O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do nosso corpo. Ele está presente nos nervos, na pele, no intestino, no cérebro, no fígado, nos músculos e no coração.Existem dois tipos de colesterol: o LDL (considerado o ruim) e o HDL (considerado o bom).

Segundo o site da National Jewish Health

Quando muito colesterol LDL circula no sangue, ele pode-se acumular lentamente nas paredes internas das artérias, formando uma placa (ou ateroma). A placa é um depósito espesso e rígido que pode estreitar as artérias e torná-las menos flexíveis, limitando quantidade de sangue que podem liberar. Esta condição é conhecida como aterosclerose. À medida que a artéria se estreita e endurece, menos sangue pode passar, causando isquemia ou falta de nutrientes necessários. Se um coágulo ou bloqueio se formar em uma artéria estreita do coração ou do cérebro, pode resultar em um ataque cardíaco ou derrame.

Os valores de referência para LDL são:

  • Indivíduos com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl

  • Indivíduos com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl

  • Indivíduos com risco alto: abaixo de 70 mg/dl

  • Indivíduos com risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl


                                                            


Já o colesterol HDL, que representa de 1/4 a 1/3 do colesterol no sangue tem a função de proteger o organismo contra ataques cardíacos. Porém, baixos níveis de HDL (menos de 40 mg / dL) podem aumentar o risco de acúmulo de placa e doenças cardíacas. O HDL tende a transportar o colesterol para longe das artérias e de volta ao fígado, onde é transmitido ao corpo, e de certa forma "consome" o colesterol ruim. Alguns especialistas acreditam que o HDL remove o excesso de colesterol da placa arterial, diminuindo seu acúmulo.

Os valores de referência do HDL são:

  • Baixo: menor que 40 mg/dl para homens e mulheres

  • Ideal: acima de 40 mg/dl


                                                        

Uma dieta rica em gordura saturada, gordura trans e açúcar pode elevar o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos, aumentando os riscos de doenças.
Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. 

FDA (Agência Americana de Alimentos e Medicamentos) concluiu que duas colheres de sopa diárias de azeite (cerca de 30 ml) podem prevenir doenças cardíacas substituindo a gordura saturada. De fato, uma dieta baseada em azeite, como a Dieta Mediterrânea, mantém altos os níveis de bom colesterol (HDL) e auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

O azeite de oliva é uma gordura mais estável do que outros óleos de sementes, pois é mais rico em ácido oleico (gordura monoinsaturada), bem como em vitamina E e polifenóis que protegem o nosso organismo da oxidação celular.


                                                       


Aqui selecionamos 7 passos para controle adequado do colesterol:

  1. Cuidar do peso;

  2. Controlar o uso de sal;

  3. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;

  4. Reduzir a ingestão de açúcares simples;

  5. Reduzir a ingestão de carboidratos;

  6. Preferir gorduras monoinsaturadas (como o azeite de oliva), ricas em ômega-3, presentes em peixes como salmão e sardinha;

  7. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana;

Avisamos que a dieta recomendada deve ser adaptada à sua condição e ao seu perfil geral de saúde.

O seu médico deve recomendar o melhor plano para você.

                                    

                                           

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Mobile - Desktop