O azeite de oliva é um dos melhores tipos de gordura para se ter em casa na hora de cozinhar e também finalizar pratos. É um grande aliado na cozinha e portador de inúmeras propriedades benéficas à saúde.Veja mais em nosso artigohttps://www.emporiodoazeite.com.br/blog/conheca-8-beneficios-azeite-saude

Mesmo assim, vemos muitos consumidores com dificuldades de escolher um bom azeite.
 

                                          

1.  Olhar apenas para a acidez do azeite: a acidez é apenas um fator físio-químico do produto e somente esse fator não identifica se ele é extra virgem ou não. Além da análise físico-química também é necessário realizar a análise sensorial (verificar se o azeite possui somente atributos pelas vias olfativas e gustativas). Muitas vezes os azeites mal conservados podem evoluir negativamente dentro da garrafa e apresentar defeitos organolépticos, não sendo mais considerado extra virgem.


                                         

2.  Não olhar a data de validade: O azeite de oliva, diferentemente do vinho, quanto mais novo melhor. Um azeite pode ter uma durabilidade mais curta dependendo do tipo de oliva que ele é feito. É necessário verificar a data de validade na garrafa e também a data de envase. Lembre-se que a colheita no hemisfério norte é realizada entre os meses de outubro-janeiro, e no hemisfério sul ocorre durante os meses de fevereiro-junho. Importante sempre optar por azeites mais novos.

                                              

3.  Não conhecer as diferentes categorias de azeites de oliva:
 Não saber as categorias de azeites existentes nas lojas e mercados fazem com que o consumidor escolha o produto pelo preço. O azeite extra virgem deve ser consumido cru ou para cozinhar, e o azeite virgem apenas para cozinhar. Logo, as outras categorias como “tipo único” e “azeite de oliva” muitas vezes possuem misturas com outros óleos, portanto também servem somente para cozinhar. Opte sempre pelo extra virgem pois esse é o óleo que contém mais propriedades benéficas à sua saúde.


                                                                

4. Não fazer frituras com azeites de oliva: 
o azeite de oliva é um dos óleos mais estáveis para utilizar na cozinha devido ao seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. Isso quer dizer que podemos cozinhar e fazer frituras com ele em uma temperatura sugerida de até 180ºC (o seu ponto médio de fumaça é de 205ºC). Para saber mais, acesse nosso artigo:
https://www.emporiodoazeite.com.br/blog/afinal-podemos-cozinhar-com-azeite-de-oliva 


                                                            

5 – Conservar mal os azeites em casa: O ideal é sempre conservar o azeite de oliva longe da luz e do calor para evitar a sua oxidação. Coloque-o sempre em um armário escuro e longe do fogão.

Dica do que olhar no rótulo de um azeite: Categoria do azeite (extra-virgem, virgem ou tipo único), procedência (produzido e envasado no país de origem), data de validade, tipo de oliva que é feito, tentar buscar informações sobre o produtor, verificar selos de qualidade (DOP, Siqev, etc) e optar por garrafas escuras que conservam melhor o produto).



Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:

                                                 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: