O TEMPO DO PRAZER

 


A vida nos oportuniza prazeres diários e simples. O ato de acordar, de beijar e de abraçar alguém que se ama já nos dão a energia necessária para seguir em frente, construindo nosso dia a dia e buscando o que nos dá satisfação. Na vida moderna, pessoas conscientes valorizam cada vez mais o tempo, os seus relacionamentos e os seus vínculos para que possam desfrutar de cada momento.


O filósofo italiano, Giorgio Agamben, propõe uma concepção de tempo fundamentada pela experiência do prazer. Para ele, devemos dedicar mais do nosso tempo às coisas que nos dão prazer, tornando o ato de viver mais leve e gratificante. A mesa, na tradição italiana, se constitui num elemento potencializador da convivência e do prazer de estar junto daqueles que nos fazem bem. Não por acaso, alguns dos melhores azeites de oliva vêm da Itália.


Essa busca do prazer invadiu todas as mídias. Os jornais, revistas, a TV e as redes sociais oferecem uma infinidade de informações sobre gastronomia. São reportagens, programas, séries e reality shows mostrando novas formas de se desfrutar os prazeres da mesa.


Nos dedicamos a saborear um prato elaborado e a harmonizá-lo com um bom vinho ou uma boa cerveja. E não nos importamos em investir nesses prazeres. Afinal, ninguém tem dúvida de que devemos dedicar mais do nosso tempo e dinheiro às coisas que nos dão prazer, tornando a vida mais leve. Cada detalhe vale por si só. Desde o requinte no preparo, no servir, até à combinação com a bebida ideal.


Até aí nenhum reparo. Entretanto, custo a compreender o porquê de alguém investir alto em uma boa refeição, em um bom vinho ou uma boa cerveja e ficar reticente na hora de comprar um Azeite de Oliva Extra Virgem de qualidade. Explico a dificuldade voltando ao título e pensando no tempo do prazer: quanto dura o prazer de degustar um prato elaborado, um vinho de qualidade ou uma cerveja artesanal?


Com o Azeite de Oliva Extra Virgem é diferente! Aquela garrafa comprada a “peso de ouro” vai lhe acompanhar por semanas, talvez meses. O tal peso vai desaparecendo com o tempo, vai ficando mais leve a cada refeição e a cada momento de prazer que ele vai proporcionar. Só assim nos damos conta de que ele valeu cada gota. Não por uma hora ou por uma só refeição, mas por muitas horas, muitas refeições, melhorando e marcando cada momento pelo prazer do seu sabor. E tudo isso por muito pouco.

 

Ney Arruda Filho – cliente do Empório do Azeite
Advogado e fanático pela alta gastronomia

Lajeado-RS, 19/10/2017

 

O maior acervo de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no Empório do Azeite. Confira no link: http://www.emporiodoazeite.com.br/

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: